Seminovos

Local de Retirada

Escolha a data de retirada

Escolha a data de devolução

Local de Devolução

Código Promocional

Cidades Históricas: PARATY

Que Paraty é um dos destinos mais procurados e visitados por turistas de todo o mundo que vem ao Rio de Janeiro, isso talvez você já saiba. Mas que esse lugar pode ser muito, mas muito melhor aproveitado, ah! – isso você só descobre colando aqui no Blog da Locafacil. 

Nós somos Leandro e Alyne, da página @losviegasnomundo (segue a gente lá no Instagram) e vamos te mostrar o nosso roteiro de 3 dias nessa cidade histórica, charmosa e reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade! 

Como chegar

Paraty está localizada na região conhecida como Costa Verde, no estado do Rio. A cidade está praticamente no meio de Rio (240km) e São Paulo (270 km), o que faz com que a maior parte dos turistas que visitam o ano inteiro a cidade, venham dessas capitais. 

Há diversas opções de meio de transporte  para quem deseja chegar ao local, como carro, ônibus, avião e helicóptero. Para quem deseja ir de carro como nós fomos e sai do Rio de Janeiro, é muito importante ter um veículo em boas condições. Isto porque o trajeto, que é feito pela BR-101 (Rio-Santos), dependendo do dia, pode apresentar bastante engarrafamento (isso é bem comum rs). Além disso, a rodovia possui curvas sinuosas e perigosas em determinadas alturas que exigem bastante atenção do motorista e é claro, um carro preparado que não o deixe na mão.

Pra não corrermos esse risco de ficarmos no meio do caminho, alugamos um carro na Locafacil. Os carros são sempre novos (pasmem : já alugamos até carros zero km) e também não precisamos de cartão de crédito, pois não se cobra caução.

Sem delongas, vamos ao nosso roteiro de 3 dias nessa cidade incrível!

Primeiro dia 

Ficamos hospedados na região conhecida como praia do Jabaquara (a menos de 10min do centro histórico de carro) . No primeiro dia, fomos até o Cais de Paraty onde pegamos uma escuna para um passeio por ilhas e praias paradisíacas. O passeio tem duração média de 5 hrs, saindo às 11h do Cais e retornando às 16h. Fizemos esse passeio com a Estrela da manhã Tours (@estrelatoursparaty). 

O tour de escuna foi bem legal e descontraído. Enquanto passávamos por belas paisagens de tirar o fôlego, rolava música ao vivo e serviço de bar no barco. Veja abaixo as paradas e locais visitados nesse passeio:

Paradas: 

Ilha Cumprida / Praia da Lula / Praia Vermelha

Outros pontos visitados sem paradas:

Ilha das Bexigas / Ilhas duas irmãs / Ilha Rasa / Ilha do cachorro / Ilha do mantimento / Ilha da pescaria / Lagoa azul / Praia de Santa Rita

Em seguida, retornamos à Paraty e nos preparamos para bater perna no centrinho histórico à noite. 

Escolhemos parar em um local com música ao vivo e com petiscos e drinks. Inclusive tomamos o mais famoso drink da região, o famoso Jorge Amado, que é um drink delicioso feito com a cachaça mais famosa da cidade, a cachaça intitulada de Gabriela Cravo e Canela. 

Segundo dia

No segundo dia, aproveitamos que o sol resolveu dar as caras em Paraty (no primeiro dia o céu ficou nublado durante o dia e choveu à noite na cidade) e fomos para Trindade! 

A Vila de Trindade ou Trindade (como preferir chamar) fica a 25km de Paraty. De carro o trajeto leva algo em torno de 30 min ou menos. 

Esse é um dos melhores destinos em Paraty para quem busca curtir belas praias ou até mesmo se aventurar por trilhas que levam à praias paradisíacas. Além disso, é possível fazer passeios de barco ou pegar taxi boats que levam os banhistas a uma famosa piscina natural, que é a piscina do Cachadaço. 

As praias mais famosas da região são: Praia do Cepilho, Praia do Meio, Praia de fora, Praia do Rancho e Praia do Caxadaço. Além disso, para os amantes da prática do nudismo, a Praia dos Pelados é uma opção também, que pode ser acessada por Trilha ou Barco, saindo da Praia do Meio.

Retornamos no final da tarde para Paraty e à noite saímos para jantar no Centro Histórico. Escolhemos o Casa Coupê, que fica na Praça Matriz, bem no coração do Centrinho de Paraty. 

Terceiro dia

Reservamos o último dia do passeio para andarmos sem compromisso pelas ruas charmosas do Centro Histórico. Fizemos fotos e vídeos e aproveitamos também para degustar cachaças produzidas pelos alambiques locais.

Fizemos algumas comprinhas também, incluindo cachaças (levamos a famosa Gabriela Cravo e Canela), pimentas, pastas e doces. 

Antes de pegarmos a estrada de volta, paramos para almoçar em um dos restaurantes mais deliciosos de Paraty, o Batata Baroa (Alameda Princesa Isabel 111). Ele encanta pela sua simplicidade, pelo atendimento, pela comida caseira bem temperada e também pelo preço, que é super barato. Há opções a partir de R$ 15,00 de peixes e carnes. 

Uma coisa legal sobre o restaurante Batata Baroa, do chef Luiz Gonçalves (ex cozinheiro do Roberto Marinho – Rede Globo), é que ele ganhou esse ano, em 2020, o prêmio Garfo de ouro, um dos prêmios mais respeitados da culinária brasileira. 

Depois de “almoçados” e bem alimentados, pegamos o carro e botamos o pé na estrada em direção ao Rio com a sensação de que curtimos e aproveitamos dias incríveis nesse lugar incrível que é pra nós, pra ela, pra ele, pra quem quiser e, principalmente, PARA-TY! 

Se quiser ver mais fotos e vídeos dessa viagem, acesse nosso perfil no Instagram – @losviegasnomundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá!
Como podemos te ajudar?